No passado dia 9 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Almeirim recebeu mais uma reunião mensal da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT). A reunião contou com a presença dos técnicos que fazem parte do grupo de trabalho da RIBLT e de uma equipa técnica da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que tem acompanhado as reuniões da Rede desde a sua constituição.
 
No dia 9 de janeiro, a reunião teve como objetivo discutir temas de relevo para as Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo, entre eles: a possível integração/cooperação da RIBLT com a equipa do PiiCiE LT – Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo; a candidatura ao projeto PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços; e a planificação das atividades da RIBLT para 2019. 
 
 
Houve ainda tempo para uma visita guiada à Biblioteca Municipal de Almeirim, onde foi possível conhecer os vários serviços e recursos à disposição do público.
 
A próxima reunião mensal da RIBLT terá lugar na Biblioteca Municipal da Golegã, no dia 6 de fevereiro. De lembrar que a RIBLT foi construída no dia 19 de setembro de 2018, com o objetivo de melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e comunitário e para a qualificação dos serviços das bibliotecas públicas, fomentando o trabalho cooperativo e em rede, de modo a consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores.
 
 
 
 

No dia 19 de setembro de 2018, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em Santarém, foi celebrado o Acordo de Cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e os onze municípios que constituem esta Comunidade Intermunicipal: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Na cerimónia, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes,  estiveram presentes  presidentes e representantes das câmaras municipais envolvidas,  técnicos e dirigentes da DGLAB, técnicos da CIMLT, bibliotecários e responsáveis das bibliotecas da rede e os signatários do acordo, Pedro Ribeiro, Presidente do Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Silvestre de Almeida Lacerda, Diretor-Geral da DGLAB.
 
Este acordo decorre da estratégia da DGLAB de apoio à constituição de redes intermunicipais de bibliotecas e do empenho do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Lezíria do Tejo, que tem vindo a reunir regularmente com o apoio da CIMLT.
 

Na imprensa:

- Jornal "O Mirante"

As fotos:
 
Parceiros:                        
                     
Telefone: 243 303 240  |  E-mail: geral.riblt@gmail.com           © 2018 RIBLT. All Rights Reserved