AZAMBUJA RECEBE TERCEIRA EDIÇÃO DA FACIL - FEIRA DO AUTOR DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA LEZÍRIA DO TEJO
 
O Páteo Valverde, em Azambuja, vai ser este ano o palco da FACIL - Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A terceira edição do evento decorre nos dias 22, 23 e 24 de setembro e volta a ter como objetivo promover o trabalho dos autores locais, o livro e a leitura. A organização está a cargo da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).

Este ano, os três dias da FACIL incluem encontros com autores locais, venda de livros, momentos de showcooking, sessões de conto, animação infantil, uma maratona da poesia e momentos musicais.

Tudo boas razões para marcar na sua agenda uma visita ao Páteo Valverde, em Azambuja, nos dias 22, 23 e 24 de setembro. 
 

Programa:


Sessão de Autógrafos:

 


Programa no formato PDF

 

 
 


Participação da RIBLT

"Este  encontro pretende ser um espaço de reflexão sobre o trabalho colaborativo que as redes têm vindo a desenvolver, de que forma se relacionam com as suas comunidades, como estão a estruturar projetos em comum e qual o seu impacto no desenvolvimento do território."

A RIBLT irá apresentar o seu projeto PADES, o "BiblioTICs". Far-se-á representar em dois momentos:

3 novembro
DESENVOLVIMENTO e COLABORAÇÃO
 
15.30 - Projetos PADES no enquadramento de estratégias intermunicipais para o desenvolvimento
António Torres, Primeiro-Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo)

4 novembro
TERRITÓRIOS e COMUNIDADES

“Redes Colaborativas: Comunidades e Desenvolvimento do Território”
10.00 - Projetos PADES – Desafios e oportunidades
 
- “BiblioTIC’s”
David Ferreira – Rio Maior
Dora César – Chamusca
Joanna Whitfield – Azambuja 
João Fragoso – Almeirim

 

 

 


Alpiarça recebe segunda edição da Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria

A Biblioteca Municipal de Alpiarça Dr. Hermínio Duarte Paciência recebe este ano a segunda edição da FACIL - Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria.
 
A Feira decorre nos dias 23 e 24 de setembro e volta a ter como objetivo promover o autor local, o livro e a leitura junto da comunidade da Lezíria do Tejo. A organização está a cargo da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
 
A FACIL pretende congregar num único espaço os livros editados pelos autores dos 11 municípios associados da CIMLT, dando assim oportunidade aos visitantes de conhecerem e adquirirem as obras, e também contactarem com os próprios autores.
 
A FACIL conta ainda com sessões de contos, exposições, cinema, animação infantil, ilustração para famílias, momentos musicais e street food.
 
Tudo boas razões para marcar na sua agenda uma visita a Alpiarça, nos dias 23 e 24 de setembro.
 



 

24 de Setembro | 21h30 | Espetáculo Musical | “Rua das Pretas” - Vinho, Fado e Bossa Nova
 

24 de Setembro | 18h00 | Encontro com... a Poesia
 

24 de Setembro | 17:30 | Lançamento do livro "Os manipuladores II"
 

24 de Setembro | 17:00 | Hora do conto
 

24 de setembro | 16h30 | Apresentação do livro | “Bio Chá”
 

24 de Setembro | 16h00 | Encontro com... o Romance
 

24 de Setembro | 16h00 | À conversa com… “Os Caçadores de Mistérios”
 

24 de Setembro | 15h 00 | Apresentação do livro "Adeus casablanca" 

24 de Setembro | 15h 00 | Hora do conto | "Historias com música"

24 de setembro | 11h30 | Apresentação do livro "Um anjo caido do céu"

24 de setembro | 10h30 | Hora do Conto | "As aventuras da raposa Julieta"
 

 

Em seis meses, as Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo acolheram mais de mil formandos, nas ações realizadas no âmbito do Projeto BiblioTICs.
As cerca de 115 ações de formação, que decorreram até o final de julho, tiveram uma forte adesão de utilizadores de todas as idades, em áreas tão diversas como internet, programação, robótica, realidade aumentada, modelação 3D, design gráfico, serviços públicos online e redes sociais.
 
De lembrar que estas atividades acontecem no âmbito do Projeto BiblioTICs, através do qual as Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo ficaram munidas de computadores, portáteis, tablets, drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, kits da área da robótica e publicações relacionadas com todas as aquisições realizadas.
 
Este investimento, de mais de 175 mil euros para a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), foi possível através da candidatura da CIMLT ao Projeto PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), levado a cabo em 2020 e 2021.
 
Fique atento às datas das novas ações de formação. Participe, numa Biblioteca perto de si!

 
Hoje, dia 30 de março, decorreu o primeiro momento - a prova escrita - da Fase Intermunicipal da CIMLT da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A entidade organizadora foi a Câmara Municipal de Azambuja, através da Biblioteca Municipal, com o apoio da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
 
Neste primeiro momento participaram 76 alunos, dos vários concelhos da CIMLT, na resolução de uma prova escrita que teve como ponto de partida as obras literárias selecionadas para cada ciclo de ensino. Foram assim aprovados os 5 alunos de cada ciclo que irão participar na Prova Oral. Este próximo desafio, a realizar no próximo dia 4 de abril, pelas 9h30, no auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja irá apurar os 2 alunos de cada ciclo de ensino que irão representam a Comunidade da Lezíria do Tejo na Final Nacional.
 
Parabéns a todos os participantes. Viva o gosto pela leitura!
 
 

 

Tal como previsto, começaram a acontecer nas nossas Bibliotecas Municipais, nos seus vários níveis, nos seus vários temas, as sessões de literacia digital dedicadas a toda a população da Lezíria do Tejo. 

O projeto "BiblioTICS" abrange as 11 Bibliotecas Municipais da RIBLT - Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, conta com o apoio da CIMLT e da DGLAB.

Num primeiro momento, foram adquiridos os equipamentos (computadores, portáteis, tablets, drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, kits da área da robótica, kits de eletrónica) e as coleções (publicações que servirão de suporte às sessões que se pretendem ministrar). Num segundo momento, decorreu parte da formação prevista para os técnicos da RIBLT, que agora irão conduzir as sessões literacia digital que iremos oferecer, gratuitamente, às nossas comunidades nos próximos anos. Deixamos como nota que todo este prograna sofreu cerca de 2 anos de atraso devido à pandemia.  

Consulte a nossa Agenda aqui para acompanhar as ofertas disponíveis e inscreva-se!

 


Cartazes de divulgação:
(clique na galeria)

 

 

 
 
 


O Projeto BiblioTICs arranca no próximo mês de fevereiro, nas Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo.
 
Ações de formação, workshops e bootcamps fazem parte das atividades a desenvolver, destinadas a utilizadores de todas as idades. Os interessados podem ter formação básica em áreas tão diversas como internet, robótica, serviços públicos online e redes sociais.
Estas atividades acontecem no âmbito do Projeto BiblioTICs, que muniu as Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo de computadores, portáteis, tablets, drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, kits da área da robótica e publicações relacionadas com todas as aquisições realizadas.
 
Este investimento, de mais de 175 mil euros para a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), foi possível através da candidatura da CIMLT ao Projeto PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), levado a cabo em 2020 e 2021.
 
Ainda no âmbito do projeto "BiblioTICs", os técnicos das Bibliotecas Municipais tiveram formação para utilização dos novos equipamentos, ficando aptos a desenvolver as ações planeadas para todas as Bibliotecas da RIBLT.
Fique atento às datas das ações. A partir de fevereiro, numa Biblioteca perto de si!

 

 

[RNBP] Uma Comunidade Intermunicipal, a DGLAB, 11 Municípios, 20 bibliotecas e 4 bibliotecas itinerantes, juntos em Rede na missão de capacitação da população da Lezíria do Tejo através da implementação de um projeto comum desenvolvido em colaboração com os profissionais das bibliotecas, acompanhado pela CIM e apoiado financeiramente pela DGLAB.

O «BiblioTICs», em fase de implementação, prevê a capacitação das bibliotecas da Lezíria do Tejo (quer em termos de competências dos seus profissionais, quer de equipamentos e recursos tecnológicos e bibliográficos) para a promoção da literacia digital na comunidade, nos vários níveis etários, em diferentes níveis de complexidade e em diversas áreas, desde a cidadania digital, redes sociais e comunicação com entidades oficiais, à robótica, programação, realidade aumentada ou realidade virtual, impressão 3D, entre outras.
 
Para isso, foram já adquiridos e comparticipados materiais e equipamentos, bem como as coleções de apoio e os artefactos necessários, encontrando-se agora os técnicos a receber a devida formação. Após a aquisição dos conhecimentos e das competências prevista, estarão aptos a dinamizar diversas sessões nas suas comunidades que não se esgotarão no decorrer do projeto mas que se prevê que venham a estender-se no tempo, e sempre que forem necessárias.
 
 
No âmbito da partilha de experiência e de objetivos que se cruzam, no passado dia 30 novembro, a CIM promoveu, na Biblioteca Municipal de Almeirim, a apresentação do Labmóvel (PiiCiE LT) aos profissionais da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) que assim puderam ficar a conhecer os equipamentos disponíveis naquele laboratório móvel que são utilizados por professores e alunos dos 19 agrupamentos da região.

 
Fonte: RNBP
 

Decorreu no dia 21 de abri, o 2º momento da Fase Intermunicipal da CIM da Lezíria do Tejo do CNL, com o apuramento dos alunos que irão representar a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo na Fase Nacional deste Concurso.

 
Um agradecimento especial à Dra. Ana Saramago Matos, à professora Dra. Fernanda Vieira da Silva e à Dra. Elsa Lourenço, elementos do júri deste Concurso, e ao apresentador Paulo Condessa que tão bem conduziu este momento de celebração da leitura.
 
 

Fase Intermunicipal da Lezíria do Tejo - 14 e 21 de abril de 2021
Município da Golegã – Biblioteca Municipal
 
Dando continuidade à festa da leitura iniciada na Fase Escolas/Municipal, a Fase Intermunicipal da Lezíria do Tejo da 14ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) terá lugar nos dias 14 e 21 de abril, sendo organizada pela Câmara Municipal de Golegã, através da Biblioteca Municipal, com a colaboração da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
 
A Fase Intermunicipal irá decorrer em formato online, por videoconferência. Nela participam 58 alunos vencedores de todos os níveis de ensino – 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário - selecionados em cada um dos Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo,
 
Esta fase destina-se a apurar dois alunos, por cada nível de ensino, que representarão a Comunidade da Lezíria do Tejo na Final Nacional, a realizar a 5 de junho, em Oeiras.
 
Este concurso tem o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora nos mais jovens, bem como dar a conhecer autores da língua portuguesa e estrangeira de diversas gerações e estilos literários.
 
Esta iniciativa é promovida Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP).
 
 
 

O Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.
O propósito desta celebração é promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da Poesia em todo o mundo.
 
Neste 22º aniversário do Dia Mundial da Poesia, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) traz à luz os seus poetas e partilha com a comunidade a Poesia que, em todas as suas formas, é uma poderosa ferramenta de diálogo, de expressão de sentimentos, de manifesto de contestação e de aproximação.
 
Interpretar a Poesia como uma expressão íntima que abre portas aos outros, enriquece o diálogo, cria laços e sentimentos de solidariedade, e reforça a amizade e boa convivência entre as comunidades.

Vamos Fotografar as nossas tradições - Concurso de fotografia
 
Apresentação
 
Ação n.º 2 do projeto Marcas na História – 2020 | 2021
 
É consensual que, no mundo atual, as novas literacias colocam enormes desafios à educação e à sociedade. Neste contexto de mudança constante, é necessário que a escola, em paralelo com a própria sociedade, se configure para dar resposta às exigências do hoje e do amanhã. Por isso, há que reinventar práticas e recorrer a diversificadas fontes de informação com destaque para o recurso basilar e imprescindível que são as bibliotecas, tanto as escolares como as públicas/municipais.
 
Na ação n.º 2 deste projeto, tal como aconteceu na ação n.º 1, o uso da imagem  ligada às tecnologias continuará a ir ao encontro da necessidade de inovação no contexto, sobretudo, da escola atual, correspondendo aos interesses não só das  crianças e dos jovens que frequentam as nossas escolas mas também da comunidade  local, despertando outras formas de observar, registar, conhecer e avaliar o que existe  à sua volta. Continua a ser um dever da Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com as Redes de Bibliotecas Municipais, organizar, promover e implementar, de forma colaborativa, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida, em articulação com entidades públicas e privadas. Este projeto decorre deste princípio e a sua organização é da responsabilidade das seguintes instituições: Rede de Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Municipais da RIBLT e RIBO aderentes a este projeto e Centro de Informação Europe Direct do Oeste e Lezíria do Tejo.

 
 
Arrancou na passada sexta-feira, dia 23 de outubro, a entrega de material tecnológico às Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo, no âmbito da candidatura da CIMLT ao Projeto PADES.
A CIMLT submeteu a candidatura “BiblioTICs” ao PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que contempla um investimento total de mais de 175 mil Euros para a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).
 
Através desta candidatura, as Bibliotecas Municipais da região passam a estar munidas de computadores, portáteis, tablets, drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, vários kits da área da robótica e novas publicações relacionadas com todas as aquisições realizadas. Ainda no âmbito do projeto "BiblioTICs", a DGLAB irá disponibilizar a formação necessária para a capacitação dos técnicos das Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo na utilização dos novos equipamentos, que assim ficarão aptos a desenvolver ações de promoção de competências digitais para todos, nas áreas da robótica, artefactos digitais e tecnologias, planeadas em todas as Bibliotecas da Rede.
 
De lembrar que a Lezíria do Tejo conta com 20 bibliotecas e 4 bibliotecas itinerantes, que prestam a toda a população inúmeros serviços, entre eles:
- Promoção da leitura e das literacias
- Empréstimo domiciliário de documentos
- Empréstimo interbibliotecas
- Serviço de leitura de jornais e revistas
- Apoio à pesquisa de informação
- Computadores com acesso à Internet
- Acesso Wi-Fi
- Apoio à utilização das tecnologias/ computadores
- Atividades nas áreas da robótica e artefactos digitais
 

 
A Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) comemora hoje, dia 19 de setembro, mais um ano de vida.
 
A crescente necessidade de cooperação entre os 11 Municípios da Lezíria do Tejo fez nascer a RIBLT, com um objetivo comum: melhorar e qualificar o serviço prestado nas Bibliotecas, fomentar o trabalho cooperativo e em rede, consolidar os públicos existentes e atrair novos utilizadores.
 
Nas 20 Bibliotecas que pode encontrar nos 11 Municípios da Lezíria do Tejo tem acesso a inúmeros serviços, entre eles: promoção da leitura e das literacias; computadores com acesso à internet e apoio à sua utilização; atividades nas áreas da robótica e das novas tecnologias; apoio à pesquisa e ao estudo; serviço de leitura de jornais e revistas; empréstimo domiciliário de documentos; e empréstimos interbibliotecas.
 
Hoje em dia, as Bibliotecas são muito mais do que um mero repositório de livros. As Bibliotecas abriram-se ao exterior e procuram ser, cada vez mais, um local atrativo para os seus utilizadores, um espaço dinâmico, de convergência, de convívio e de apoio à comunidade. É nesta base que trabalha a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo.
 
Este é mais um projeto inovador da CIMLT, que defende o desenvolvimento integrado e sustentável da Lezíria do Tejo e que acredita no saber das pessoas e na capacidade da Região ser cada vez mais moderna e solidária no contexto nacional.
 
Visite a Biblioteca da Lezíria do Tejo mais perto de si!
 
 

 
Decorreu esta manhã, dia 22 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação e Contrato-Programa, relativos aos projetos aprovados no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas - PADES, entre a DGLAB e as Comunidades Intermunicipais da Lezíria do Tejo, do Médio Tejo, do Alentejo Central e do Cávado. A cerimónia foi presidida pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
 
Os documentos hoje assinados vão permitir dar mais um passo na melhoria do serviço público prestado aos cidadãos pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo (RIBLT), pondo em prática o Projeto "BiblioTICs", idealizado pela RIBLT no âmbito da candidatura ao PADES. O «BiblioTICs» prevê a formação dos técnicos das Bibliotecas Municipais, capacitando-os para a realização autónoma de ações de promoção das literacias digitais, aquisição de meios tecnológicos adequados à realidade atual e o reforço das coleções atualizadas nesta área.
 
De lembrar que o PADES foi especialmente concebido para o apoio a projetos elaborados no âmbito das Redes Intermunicipais de Bibliotecas e é fruto da implementação de uma nova estratégia para as bibliotecas públicas, que assenta no incentivo à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional junto das Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, procurando garantir uma maior articulação entre bibliotecas para a prestação de serviços em rede às populações.
 

 

Maratona Fotográfica | “Fotografar o nosso património religioso”

Nos dias 13 e 14 de dezembro, estão todos convidados, comunidade escolar e cidadãos em geral, a fotografarem o património religioso, durante 24 horas, em 13 municípios do distrito de Santarém: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Entroncamento e Torres Novas.
 
Trata-se de uma ação conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), à qual se juntam os concelhos de Entroncamento e Torres Novas e o Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo. A Maratona Fotográfica envolve a colaboração de 13 Municípios e 25 Agrupamentos de Escolas.
 
A participação neste megaevento é gratuita e carece apenas de inscrição prévia através do formulário on-line disponível aqui ou do correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), até ao dia 15 de novembro. 
 
Serão admitidas apenas imagens em formato digital, obrigatoriamente fotografadas com câmara digital ou telemóvel, devendo estas ser originais e ter uma frase associada. Cada participante pode enviar apenas 1 (uma) única imagem. 
 
A Maratona Fotográfica é uma atividade integrada no projeto «Marcas da História» e, nesta 1ª edição, o objetivo é dar destaque ao património religioso destes territórios concelhos. “Fotografar o nosso património religioso” tem como mote a valorização do património religioso local aliando a partilha e a criatividade fotográfica dos participantes.
 
Prémios
A maratona fotográfica pode valer aliciantes prémios. Cada Município premiará as três melhores imagens em cada escalão. 
 
1º escalão: alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino básico
2º escalão: alunos do 3º ciclo e secundário
3º escalão: alunos universitários e adultos em geral
 
Posteriormente, essas imagens irão transitar para a fase de concurso intermunicipal, na qual se habilitam aos Grandes Prémios Finais, gentilmente oferecidos pela FujiFilm.
 
1º escalão – Câmara digital Fujifilm Instax Mini 9 (valor aproximado de 100€)
2º escalão – Câmara digital Fujifilm XF10 Black (valor aproximado de 450€)
3º escalão –– Câmara digital Fujifilm X-T100 Black + XC15-45mm F35-5.6 OIS PZ (valor aproximado de 600€).
 
No dia 23 de abril de 2020, localmente e em simultâneo serão anunciados os vencedores da fase municipal e da fase intermunicipal.
 
Esta iniciativa é parte integrante do projecto “Marcas na História”. O mesmo caracteriza-se por ser abrangente e por poder ser fragmentado em subtemas que permitem um contacto com tradições, monumentos e personalidades através de ambientes de aprendizagem e de convívio capazes de desenvolver competências em diversas literacias e áreas curriculares, dentro e fora da escola. A partilha e o pensamento criativo serão aliados preciosos para o sucesso na implementação deste projeto e desta Maratona.

- Normas de particpação disponíveis aqui

- Inscrições, até 15 de novembroaqui 

- Mais informações sobre a Maratona e Projecto "Marcas da História" - https://projetomarcasnahistoria.blogspot.com/ 
 

 


 

 

 

 

 
 

 
Com o objetivo de promover o autor local, o livro e a leitura junto da comunidade da Lezíria do Tejo, vai realizar-se a FACIL - 1ª Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. A Feira irá decorrer de 3 a 5 de maio, no jardim da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, em Almeirim. A organização está a cargo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).
 
Esta Feira pretende congregar num único espaço os livros editados pelos autores dos 11 municípios associados da CIMLT, dando assim oportunidade aos visitantes de conhecerem e adquirirem as obras, e também contactarem com os próprios autores, pois muitos deles estarão presentes no decorrer do evento.
 
Além da vertente editorial e literária da FACIL, como as sessões de autógrafos e apresentações de livros, outras artes vão associar-se a esta iniciativa. Na Feira, os visitantes terão ainda a oportunidade de ver exposições de artes plásticas, momentos musicais, dança contemporânea e sessões de contos para crianças.
 

 

Em formato PDF

 


 
 
Em formato PDF
 
 
 
 

No dia 19 de setembro de 2018, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em Santarém, foi celebrado o Acordo de Cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e os onze municípios que constituem esta Comunidade Intermunicipal: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Na cerimónia, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes,  estiveram presentes  presidentes e representantes das câmaras municipais envolvidas,  técnicos e dirigentes da DGLAB, técnicos da CIMLT, bibliotecários e responsáveis das bibliotecas da rede e os signatários do acordo, Pedro Ribeiro, Presidente do Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Silvestre de Almeida Lacerda, Diretor-Geral da DGLAB.
 
Este acordo decorre da estratégia da DGLAB de apoio à constituição de redes intermunicipais de bibliotecas e do empenho do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Lezíria do Tejo, que tem vindo a reunir regularmente com o apoio da CIMLT.
 

Na imprensa:

- Jornal "O Mirante"

As fotos:
 

 
No passado dia 9 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Almeirim recebeu mais uma reunião mensal da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT). A reunião contou com a presença dos técnicos que fazem parte do grupo de trabalho da RIBLT e de uma equipa técnica da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que tem acompanhado as reuniões da Rede desde a sua constituição.
 
No dia 9 de janeiro, a reunião teve como objetivo discutir temas de relevo para as Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo, entre eles: a possível integração/cooperação da RIBLT com a equipa do PiiCiE LT – Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo; a candidatura ao projeto PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços; e a planificação das atividades da RIBLT para 2019. 
 
 
Houve ainda tempo para uma visita guiada à Biblioteca Municipal de Almeirim, onde foi possível conhecer os vários serviços e recursos à disposição do público.
 
A próxima reunião mensal da RIBLT terá lugar na Biblioteca Municipal da Golegã, no dia 6 de fevereiro. De lembrar que a RIBLT foi construída no dia 19 de setembro de 2018, com o objetivo de melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e comunitário e para a qualificação dos serviços das bibliotecas públicas, fomentando o trabalho cooperativo e em rede, de modo a consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores.
 
 
 
 
Parceiros:                        
                     
Telefone: 243 303 240  |  E-mail: geral.riblt@gmail.com           © 2018 RIBLT. All Rights Reserved